O trabalho que deu nome ao Beco do Batman.

O trabalho que deu nome ao Beco do Batman.

Graffiti no Beco

Graffiti no Beco

Trabalho de Marcus Vinícius (Enivo).

Trabalho de Marcus Vinícius (Enivo).

Graffiti no Beco

Graffiti no Beco

Trabalho de Jerry Batista

Trabalho de Jerry Batista

Graffiti no Beco

Graffiti no Beco

Trabalho de Marina Zumi

Trabalho de Marina Zumi

Graffiti no Beco

Graffiti no Beco

Olá! Bem-vindos ao Beco de Lata.

O que pode ser mais inusitado do que uma exposição aberta de Graffiti, gerada espontaneamente, pouco a pouco, em um lugar quase escondido da cidade São Paulo? Esse é o Beco do Batman, localizado na Vila Madalena, que abriga uma exposição quase permanente de trabalhos dos melhores artistas do Grafitti de vários locais de São Paulo, Brasil e do Mundo! Beco de Lata é o site dedicado a investigar a arte do Graffiti no Beco do Batman e além.

O Projeto

O graffiti como objeto de análise da ocupação do espaço urbano.

O Graffiti em São Paulo

São Paulo tem se tornado, cada vez mais, a referência mundial na arte do Graffiti. Artistas paulistanos como Os Gêmeos, Nina Pandolfo, Nunca, Tinho, Pato, Flip (entre outros) adquiriram fama internacional.

Em São Paulo, o graffiti surgiu no final dos anos 70 por grupos influenciados pela cultura Nova-Iorquina e com grande interesse por arte, poesia e arquitetura.

Os poetas criaram o conceito de apropriação do espaço urbano e logo tiveram a sua aprovação e adesão por parte de artistas plásticos, alunos de arquitetura e pintores que, assim como os poetas, viam nas ruas da cidade de São Paulo uma critica em forma de protesto no ato artístico.

Mais tarde, o graffiti conquistou as periferias de São Paulo e, assim, os movimentos organizados começaram a atuar no meio urbano. Mantido como uma forma marginal, o graffiti sofreu uma forte rejeição por parte da população, que associou os trabalhos a atos de vandalismo.

Hoje, o graffiti é a arte mais conceituada da cidade de São Paulo. A grande parte da população compreende a sua mensagem e aceita essa manifestação cultural. Um exemplo é o Túnel Rebouças, notadamente reconhecido por seus graffites que expressam o cotidiano dos paulistanos. Outros exemplos também são vistos em lugares mais escondidos da cidade; é o caso do Beco do Batman.

O Beco do Batman

A criatividade vanguardista brasileira está sendo reconhecida em escala internacional e o Beco do Batman (na Rua Gonçalo Afonso, Vila Madalena) é um inusitado exemplo disso.

A aceitação brasileira em relação ao graffiti é muito maior do que em outros paises e, a prova, é que o Beco do Batman existe a mais de 30 anos sem ser repintado (a não ser quando um novo graffiti é atualizado pelo seu próprio artista), se tornando ponto turístico no roteiro da arte do Graffiti em São Paulo.

Quando o “homem-morcego” (uma das primeiras obras de Graffiti do Beco do Batman) foi pintado, seus muros estavam seriamente deteriorados. Gradualmente, novos graffitis foram tomando conta das paredes do Beco, transfornando drasticamente um cenário deteriorado para uma galeria de arte a céu aberto. Tal atitude retoma o pensamento de que o grafitti contribui para o embelezamento da cidade e chama atenção ao espaço urbano destratado pelo poder público.

Isso torna o Beco do Batman um exemplo inusitado de como um ato de apropriação do espaço urbano pela arte do Graffiti pode mudar para sempre o aspecto abandonado e deteriorado de um local na cidade. Além disso, retoma o caráter de protesto original do Graffiti, pois expõe uma deficiência na conservação do espaço público urbano.

Equipe

As pessoas que fizeram o site Beco de Lata acontecer.

 

Artistas

O Beco do Batman não se tornaria referência do Graffiti sem o trabalho destas pessoas. Conheça alguns dos personagens principais que fazem a arte do Beco. (Para quem quiser conhecer trabalhos off street destes artistas, o espaço cultural "A7MA", localizado na Rua Harmonia n95, está recheado deles)

Mídia

O que rola no mundo do graffiti? Notícias, relatos e opiniões coletados pela equipe do site Beco de Lata.

Visite nosso arquivo

Toda arte de rua vem para suprir uma falta de espaço de expressão Agradecimentos: Carol, Thais e Irfe.

O que vale é ter coragem, tirar essa preguiça do corpo, da alma, pegar o rolo, pegar a pintura e sair por pelo menos uma vez.

Nem sempre a resposta que eu espero [em relação ao trabalho na rua] é positiva. Mas essa resposta negativa se torna positiva para mim, porque mexeu. Então era isso o que eu queria.

Eu saia pintando, sem destino. Pegava um ônibus, aí via um muro, descia, pintava; passava embaixo da catraca, pegava outro ônibus [...] e assim conhecia a cidade inteira. Saia do Grajaú para o mundo.

Contato

Queremos saber o que você tem a dizer. Use o formulário ao lado para enviar sua mensagem. Para envio de artes, solicitamos que enviem os links das imagens na mensagem, pode ser link de blog, flickr ou qualquer outro site.


Exibir mapa ampliado

Onde estamos
Rua Casa do Ator, 275 – Vila Olímpia
Telephone: 1234 5678
Fax: 9876 5432

Informações adicionais
Telephone: 1234 5678
Fax: 9876 5432
Email: ouremail@planetearth.com

  • Seu e-mail

  • Seu nome

  • Selecione o assunto

  • Sua mensagem

  •